Médico Cria Microscópio Robotizado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Médico Cria Microscópio Robotizado

Mensagem por Admin em Dom Jun 26, 2016 5:20 pm

Médico cria microscópio robotizado


Steven Finkbeiner, professor da Universidade da California (Estados Unidos), demonstrou na última segunda-feira seu microscópio robotizado. O novo equipamento abre caminhos para que se possa acompanhar mudanças em células individuais, resultantes de alterações induzidas pelos cientistas.

O acompanhamento desse processo é extremamente difícil com a utilização de técnicas convencionais. Parte do problema deve-se à necessidade de ambiente monitorado para que as células possam sobreviver, uma espécie de incubadora. Isso faz com que as células possam ser vistas apenas por períodos de tempo muito breves, sem garantias de se tornar a ver a mesma célula outra vez.

O microscópio robotizado resolve o problema. Para cada lâmina de células, o microscópio foca um determinado ponto, que passa a ser seu ponto de referência. A seguir ele se move a uma distância precisa, suficiente para deslocar seu campo de visão para uma área contígua àquela na qual ela se encontrava. O foco é refeito automaticamente e ele toma nova fotografia. O processo se repete até que toda a lâmina tenha sido fotografada. O software de controle permite também que ele se desloque e fotografe uma área específica. O mesmo software é capaz de analisar as imagens e selecionar aquelas que apresentam diferenças em relação às tomadas anteriores.

Para o acompanhamento do experimento, o microscópio volta exatamente ao ponto desejado, fotografando a mesma célula horas ou dias depois. Torna-se possível o acompanhamento de um número muito maior de células com precisão total. Um experimento típico, envolvendo 300.000 células levava cerca de seis semanas de trabalho repetitivo e entediante. O mesmo trabalho agora leva cerca de quinze minutos.

À primeira vista, o microscópio robotizado se parece com um microscópio comum. A diferença está nos precisos motores de passo responsáveis pelo foco automático e pelo movimento da objetiva. Um computador acoplado ao equipamento, dotado de um software especialmente desenhado para a tarefa, se encarrega de comandar toda a operação.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/09/2015

Ver perfil do usuário http://cpma.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum